segunda-feira, 6 de julho de 2009

 Resumo do Capítulo VIII – Os Métodos da Formação do livro “Dinâmicas de Grupo” de Jean Maisonneuve

1- Estágios de treino para a orientação de reuniões
Os estágios destinam-se a quadros de todas as "ordens" (industriais, administrativos, comerciais, sindicais). Os estágios têm como objectivo treinar o orientador para reuniões, conferências,comissões, tudo o que concerne a dicussões colectivas, que tem uma preparação prévia, e a sua orientação é imprencídivel à organização.
A maioria das discussões colectivas comportam a um estudo de um problema e/ou sua resolução.
Sendo com obejetcivo de exploração (estudo), debruça-se sobre um projecto ou preparação para uma tomada de decisão. O objectivo de resolução consiste em tentar resolver um problema com vista a uma decisão colectiva.

2-As técnicas

Independemente de existir, ou não um director designado, duas funções essenciais se conjugam logo que se estabelece a discussão: a de produção, que consiste em desenvolver ideias,conteúdos verbais. E também a de regulação, que consiste em estruturar o conjunto de intercâmbios, ou seja, os conteúdos produzidos e as pessoas que os produzem. O problema da direcção das reunioões está no grau e estilo de intervenção- ou de não intervenção-do orientador, com vista a promover a facilititação e desenho dos processos para atingir o objectivo.Assim sendo, são possíveis adoptar três técnicas:

  • técnica directiva quanto ao procedimento: o orientador concentra as intervenções sobre a organização a fim de obter mais produtividade e ir de encontro a uma solução comum. Este em matéria de produção limitar-se-á a fornecer informações.
  • técnica de espírito não directivo: inspirada nas ideias e atitudes de C. Rogers. Esforça-se por faciltitar ao grupi a tomada de consciência do que ele faz e vive ao mesmo tempo em relação a opiniões, atitudes e relações internas(papéis, conflitos, processos afectivos).
  • técnicas mistas: esta implica uma cooperação do orientador no decurso da primeira fase, enquanto na segunda ele pode: ou adoptar um comportamento directivo sobre o procedimento, ou optar uma técnica não directiva, deixando ao grupo a liberdade de manter, ou não, o seu programa, encarregando-se, todavia, de esclarecer os motivos que terão provocado alterações.

Resumo elaborado por: Sónia

2 comentários: