quarta-feira, 20 de maio de 2009

Aula Nº10

Nesta aula aprendemos dois métodos que podemos utilizar em dinâmicas de grupo: o reforço social e o autocontrolo.
Quanto ao reforço social aprendemos que este engloba 3 componentes:
- Atenção: centrar-se no comportamento positivo e não no negativo, o foco da atenção deve ser o foco social que se quer melhorar;
- Feedback: o professor deve ser específico, elogiar o aluno mas explicar porquê, dar feedback imediato e evitar frases repetitivas;
- Aprovação: elogiar o aluno por fazer bem, ser rápido (logo após o comportamento), dar consistência à aprovação fazendo-a acompanhar ocasionalmente de outros reforços, variedade de reforços sociais (físicos, verbais).
Para explicar este método foi feita uma dinâmica na sala, em que se simulou um aluno mal comportado com a professora (em contexto de aula), para ver como a professora reagia aos comportamentos do aluno, se valorizava o positivo ou o negativo.
Relativamente ao autocontrolo, aprendemos que este tem como objectivo manter ou modificar comportamentos. Engloba 3 tipos de capacidades: automonitorização, auto-avaliação e auto-reforço. Quanto às linhas de orientação para implementar estratégias de autocontrolo são:
- Definição do comportamento-alvo;
- Fornecer razões lógicas para o auto-controlo;
- Desenvolver um sistema de autocontrolo;
- Fornecer instrução directa;
- Monitorizar a exactidão;
- Diminuir procedimentos explícitos;
- Generalização.
Também foi feita uma dinâmica para exemplificar esta técnica, que consistia em cada um de nós pensar num comportamento desajustado que tivesse no que respeita à reciclagem, para o podermos modificar.
Resumo feito por Ana Ferreira