domingo, 28 de junho de 2009

Resumo do cap. VII do Livro "Dinâmicas de grupo"

A formação Psicossociológica. Seu sentido e seus níveis

A formação psicossociologia não se trata de formação profissional, nem em informação de carácter didáctico sobre os aspectos psicológicos e sociais da vida profissional. A formação que se baseia nos esquemas e nos resultados da dinâmica dos grupos pretende ser de uma sensibilização directa e uma orientação das discussões de grupo.
O espírito de equipa tem de permanecer sempre num grupo sobretudo como uma aspiração.

I. Significado e funções da formação

As necessidades da formação psicossocial, já existem em estado latente há muitas décadas, mas tornaram-se cada vez mais agudas e conscientes.
Mudanças sociotécnicas, primeiro crescimento do tamanho das grandes empresas, a complexidade das estruturas, a insistência da especialização criam uma necessidade de articulação e de síntese.
Parece indispensável ao mesmo tempo dois de um eixo vertical e outro horizontal -instaurar processos de informação e de coordenação.
É ao nível da preparação das decisões que implicam o diagnóstico de uma situação global e um prognóstico pertinente.
A promoção do trabalho em grupo responde a uma aspiração de eficácia e de coordenação.
No plano sociocultural e ideológico que se processa já há mais de um século, e uma evolução de formas de autoridade, que acentuou mais nas últimas décadas.
Actualmente não se pode afirmar que os problemas da autoridade e da participação já estão resolvidos, mas de qualquer forma esta dupla evolução técnica e ideológica leva-nos a acentuar a importância, a todos os níveis, de um trabalho colectivo e cooperativo e a discussão aparece-nos como o meio de manter a coesão dos grupos onde a contestação da autoritarismo se tornou origem de subprodução e de desafecto.

II. Os níveis da formação

Aspectos gerais: Toda a formação psicossocial se esforça por sensibilizar os participantes, graças as suas experiencias de vida. Com a rotina de vida quotidiana acabamos por nos limitar a reagir como receptores à percepção de tais fenómenos quando a atitude de outrem nos frustra ou nos inquieta. Raro é darmos atenção a nós próprios como emissores para os outros. O grande interesse da formação é consciencializar as pessoas dos aspectos psicossociais e elucida-los em conjunto por uma confrontação de percepções de cada um. O fim explicito ou implícito de toda a formação é promover a evolução como positiva, reforçando a sua aptidão para comunicar e cooperar.

2. Aspectos diferenciais – a determinação dos objectivos do estágio de formação é importante porque implica uma congruência entre a suficiente oferta dos formadores e a procura ou o que se espera dos participantes, levantando problemas que são ao mesmo tempo metodológicos e deontológicos. Sem que se pretenda uma classificação rígida e exaustiva podendo distinguir-se três níveis de objectivos:
A) treino para efectuar e eventualmente, orientar o trabalho em grupo;
B) experiência intensiva dos processos relacionais;
C) formação de formadores.
Resumo feito por Sílvia Dias