segunda-feira, 6 de julho de 2009

Reflexão Final

Inicialmente andámos um bocado perdidos e sem saber o que fazer e em que consistia realmente a construção do portfólio. Depois de várias trocas de ideias, chegámos à conclusão de que iríamos construir um blog.
Durante a construção do blog, todas as actividades que contribuiram para o desenvolvimento do grupo e das relações interpessoais foram realizados em grupo (portólio de grupo). Quanto aos resumos das aulas e dos textos optámos pela divisão de tarefas, em que cada elemento do grupo ficava responsável pelas tarefas que lhe foi atribuída (portfólio de aprendizagem).
Em relação à janela de Johari, foi a actividade que mais contribuiu para o desenvolvimento do grupo e para o conhecimento do próprio e dos outros.
"As fontes de tensões são múltiplas e quando o grupo não consegue eliminá-las torna-se pouco produtivo e não resolve o problema" (Maisonneuve, 2004, p.69)
Apesar de surgirem algumas crises no grupo que resultavam de diferentes opiniões, o facto de já trabalharmos em grupo à 2 anos facilitou a resolução e ajudou ultrapassar estas crises.
Também a construção do sociograma permitiu identificar as relações que se estabelecem entre os diferentes elementos do grupo. No entanto, a construção do sociograma dentro do próprio grupo podia ser um factor de risco, caso houvesse algum elemento que não tivesse qualquer mutualidade, este podia-se sentir rejeitado ou excluído do grupo.
Assim, torna-se importante a existência de cooperação, comunicação, confiança entre os elementos que contribiui para acoesão e produtividade do grupo.

Sem comentários:

Enviar um comentário