quarta-feira, 25 de fevereiro de 2009

Aula Nº2

Nas dinâmicas de grupo, é necessário antes de a começarmos a realizar, explicarmos qual é a dinâmica, em que consiste para motivar as pessoas. Se estiver alguém presente que já tenha realizado a mesma dinâmica ou uma parecida, pode sempre ajudar o dinamizador. Sendo assim, a motivação, a apresentação/ instruções, a participação e ter papéis para todos é muito importante.
Para ajudar nas dinâmicas, podemos ter já umas ajudas (por exemplo, se pedirmos características, podemos já trazer varias numa folha, ou utilizar uma escrita diferente, etc). Nunca devemos acabar uma dinâmica sem uma mensagem.
As dinâmicas de grupo recebem especial atenção de vários campos.
Quando um grupo não funciona, a rejeição pode fazer com que a aprendizagem não seja bem sucedida. As pessoas para se sentirem bem num grupo precisam da aceitação desse grupo e do reforço do valor. A confiança no grupo e a auto-confiança é importante; a orientação, esta deve esta sempre satisfeita, as pessoas caminham no sentido de uma autonomia; a aliança, símbolo de uma união, necessitamos de alguém para partilhar sentimentos, medos, receios e finalmente a aceitação, trabalhar num clima de segurança.

Resumo feito pela Xana