quarta-feira, 4 de março de 2009

Estilos de Comunicação




























Aula Nº3

Nesta aula fizemos uma dinâmica que consistia na realização de um questionário (com 60 questões) de verdadeiros e falsos sobre Estilos de Comunicação, respondendo da forma mais sincera possível. De seguida, atribuíamos um ponto a cada resposta verdadeira, e 0 a cada resposta falsa, colocando os valores nos quadrados correspondentes a cada questão. Depois elaborámos um gráfico com as respostas e vimos os resultados. De acordo com os estilos de cada um, dois a dois inventaram uma história onde tinham que falar nas características desse estilo e dizer uma vantagem e uma desvantagem.
Os estilos de comunicação são o passivo, o agressivo, o manipulador e o assertivo. O assertivo perante um passivo pode ser considerado agressivo; o assertivo perante um agressivo pode ser considerado passivo e o assertivo perante um manipulador pode ser considerado passivo.
O comportamento gera comportamento, sendo assim a passividade gera passividade, a agressividade gera agressividade, e assim sucessivamente.
As atitudes comunicacionais são importantes no envolvimento com os formandos: tratar os formandos como indivíduos; motivar envolvendo os formandos; dar feedback e manter a auto-estima.

Resumo feito pela Xana