quarta-feira, 11 de março de 2009

Aula Nº4



"If you want to truly understand something, try to change it" Kurt Lewin


Nesta aula, como sugere a frase em cabeçalho, falámos sobre um dos grandes precussores no que respeita ás dinâmicas de grupo - Kurt Lewin. Ele dedicou-se ao estudo da aprendizagem experiêncial e aos tipos de liderança.
Também ao longo desta aula, destacámos o valor da coesão e da cooperação nas dinâmicas de grupo. A coesão é a atracção interpessoal, que contribui para uma boa relação, partilha, intimidade e identidade do grupo e funciona como uma força centripeta. Esta coesão vem da cooperação, da proximidade e da homogeneidade e promove a interdependência, confiança e identidade do grupo. Por isso, sem cooperação nao há coesão, já que esta tem a sua origem na cooperação e que por consequinte afecta a confiança, que não é mais do que a atracção pessoal mútua.
Ainda nesta aula, já que tocámos no conceito de identidade, falámos no contributo de Erikson na definição de identidade, com a sua teoria psicossocial.

É de realçar que ao longo desta aula foi feita uma dinâmica de grupo, onde a dinamizadora era a nossa professora. Esta dinâmica consistia num conjunto de cartões que a professora possuía, sendo que cada cartão tinha uma questão. A professora dirigia-se a um aluno aleatoriamente e pedia a esse aluno para escolher um cartão de entre vários. Depois de escolher o cartão o aluno teria que ler a pergunta em voz alta e responder de seguida também em voz alta.

"aprendemos em contexto" Dewey
"aprendemos com os outros" Paulo Freire


resumo feito pelo Márcio