quarta-feira, 18 de março de 2009

Aula Nº5

"pode-se descobrir mais sobre uma pessoa em uma hora de brincadeira do que num ano de conversa" Platão


Nesta aula aprendemos que as dinâmicas não são métodos, mas sim técnicas que podem servir diversos métodos. É importante saber bem como aplicar essa técnica e em que momento deve ser aplicada. É também essencial ao dinamizador ter a noção do tempo que demora a fazer a dinâmica, ou seja, o caminho que vai percorrer, com quem vai percorrer esse caminho e com que "bagagem" é que é necessário ter consigo (recursos, tempo, responsáveis, passos, público-alvo e objectivos). Deve-se portanto dar o máximo de atenção a estes elementos, uma vez que estes estão relacionado directamente com os conteúdos, recursos, estrutura, sequência, complexidade, exequibilidade e a mensagem da dinâmica.

Por isso e muito mais:
  • Nunca, mas nunca, por nunca devemos fazer uma dinâmica sem a viver primeiro!

  • Nunca, mas nunca, por nunca devemos alterar as regras do jogo!

  • Munca, mas nunca, por nunca devemos inventar dinâmicas, a não ser só que o saibam fazer!

  • Nunca, mas nunca, por nunca deixem sair um grupo de uma dinâmica, sem elegerem uma mensagem!

Relativamente ao dinamizador, no final de cada dinâmica, nós como facilitadores/dinamizadores devemos, preocuparmo-nos, se as pessoas entenderam ou não a mensagem. Essa mensagem deve ser respeitante ao grupo, e não a cada pessoa individualmente. Enquanto dinamizadores devemos também ser parcimoniosos, isto é, sermos qb, sermos económicos, eficazes e eicientes.

Resumo feito pelo Márcio