quarta-feira, 18 de fevereiro de 2009

A primeira aula

Nesta primeira aula do dia 18 de Fevereiro de 2009 falámos sobre a avaliação e sobre o que era uma dinâmica. Realizamos um pré-teste. Fizemos também uma dinâmica designada “Eu Positivo”, em que escrevíamos o nosso nome, ou como gostávamos que nos chamassem num papel e na primeira letra escrever uma característica positiva, seguidamente fomos divididos em grupos e todos tínhamos que ter um lema e um grito.
Uma dinâmica indica movimento, acção, comunicação, pessoas, entre outras coisas. Existem dinâmicas de/para e dos grupos.
Dinâmica significa a força que gera um movimento, em que existe um ponto de aplicação (grupo), uma direcção e sentido (objectivos e metas) e uma intensidade da força (todo o resultado da aplicação). Como educadores temos que saber dosear a intensidade da força. A nossa unidade de análise não é só o indivíduo, mas a interacção do indivíduo no grupo, e as suas interacções. Se quisermos formar um grupo, temos que o levar da interacção para os relacionamentos.
Falámos um bocado da Janela de Johari (os grupos e os indivíduos não são só aquilo que mostram, também tem lados ocultos).
É importante saber que as dinâmicas de grupo si por si não valem nada; se a nossa unidade de análise é a relação interpessoal, todos os indivíduos tem que participar e interagir de livre vontade, se o indivíduo não quer participar não é obrigado; um grupo é um grupo se nele encontramos coesão, interdependência, liderança, e se apresentar resistência à mudança e em dinâmicas de grupo não brincamos, jogamos.

Resumo feito pela Xana

Sem comentários:

Enviar um comentário